12 perguntas-chave para definir sua persona -

Por ser fundamental para que uma empresa consiga se relacionar da melhor forma possível com o seu público, a definição da persona é um ponto crucial para o sucesso de uma estratégia de marketing.

Dada à relevância dessa questão, mostraremos a seguir 12 perguntas-chave relacionadas à definição de uma persona de maneira que seja possível, efetivamente, equacionar o público-alvo em vários perfis com o intuito de que cada “grupo” seja tratado da forma mais personalizada e persuasiva possível. Confira!

  • Qual o nome da persona?

A escolha de um nome é relevante, por exemplo, para quando for criado um novo serviço ou produto, já que se torna possível, a partir da analise dos gostos e das preferências daquela persona específica, fazer a seguinte pergunta: Será que o “fulano” vai gostar desse serviço/produto?

O nome também é essencial para distinguir os vários tipos de perfis que existem dentro de um mesmo público-alvo e direcionar a estratégia a quem realmente é um potencial comprador.

  • Qual o sexo?

Como existem produtos e serviços que são desenvolvidos de forma específica de acordo com o sexo do usuário, definir o gênero da persona ajuda a criar a solução mais adequada para ela.

  • Que idade tem?

Nossas demandas e preferências mudam de acordo com a faixa etária. Por isso, as empresas precisam saber a idade das suas personas para adaptar as características daquilo que oferecem.

  • Qual cargo ocupa?

Além de influenciar nas suas preferências, o cargo ocupado pela persona define também qual o poder aquisitivo dela. Desse modo, analisar essa questão é essencial no momento de ofertar um produto ou serviço.

  • Qual a estrutura familiar da persona?

Pessoas solteiras ou casadas, com ou sem filhos e que moram sozinhas, com um parceiro ou com os pais, têm objetivos, necessidades e gostos distintos, sendo que tudo isso influencia na tomada de decisão sobre novas aquisições. Assim, ponderar isso é fundamental para o êxito de uma estratégia de marketing.

  • Qual a maior dor (problema, sofrimento) que a persona tem?

As angústias, problemas e fatores que nos causam algum desconforto, têm impacto direto nas decisões que tomamos, inclusive em relação às compras. Desse modo, avaliar esse aspecto é fundamental para definir uma persona com sucesso.

  • Qual o seu maior sonho?

Mesmo quando alguém tem uma grande dor, nem sempre o seu maior sonho é resolver ela. Por isso, é necessário analisar qual é o grande desejo da persona, pois isso ajudará a oferecer uma solução que a deixe o mais próxima possível de alcançar esse sonho.

  • Qual a visão que a persona tem de si mesma no futuro?

Todo mundo faz planos para o seu futuro, pensa em como será a sua versão alguns anos à frente. Logo, quando uma empresa consegue fazer uma oferta que faça com que a sua persona perceba que aquela solução representa um caminho real em direção à sua versão do futuro, a chance de obter sucesso é muito grande.

  • Qual a pior experiência vivida por ela?

Embora pareça um tanto quanto complicado descobrir qual foi a pior experiência vivida por alguém, com os diversos recursos que a internet proporciona, é possível fazer isso atualmente. Desse modo, utiliza-se essa informação para evitar equívocos e focar em ajudar a persona a esquecer dessa experiência.

     10. Qual a melhor experiência que ela já teve?

Conhecer a melhor experiência vivida pela persona proporciona que sejam desenvolvidas soluções/ofertas que sejam um caminho para que ela sinta uma sensação semelhante àquela que é lembrada de maneira positiva.

     11. Por que a persona não quer comprar da sua empresa?

O ser humano deixa de tomar certas atitudes porque tem objeções das mais variadas naturezas. Assim, saber por que a persona não quer fechar negócio com a sua empresa, se é porque ela não confia em você, no seu negócio, no método de vendas utilizado ou devido a qualquer outro aspecto mais específico, possibilita que sejam criados conteúdos que eliminem essas objeções.

     12. Qual frase a define?

Esta é mais uma questão subjetiva, mas também relevante. Ao descobrir qual frase define a persona, caso ela seja negativa, trabalha-se no sentido de desconstrui-la, se for positiva, foca-se nesse ponto para gerar valor em cima dele, agregar novas ideias e ampliar as possibilidades.

Ao conseguir responder a todas essas perguntas-chave de maneira adequada, qualquer empresa terá um material extremamente valioso para desenvolver suas estratégias de marketing de maneira personalizada. Isso, inevitavelmente, dará o retorno esperado, pois, com todas essas informações em mãos, torna-se possível fazer ofertas irrecusáveis.