Devido à acomodação ou porque optam por estratégias equivocadas, muitas empresas perdem grandes oportunidades de alavancarem suas vendas. E isso não se refere exclusivamente à obtenção de novos clientes, pois mesmo focando apenas na base que já se tem, é possível alcançar ótimos resultados. Para isso, no entanto, é necessário adotar estratégias específicas.

Por isso, com o intuito de auxiliar você no processo de potencialização dos resultados da sua empresa, mostraremos abaixo uma combinação de 3 estratégias (podemos denominá-las de estratégias dos 10%) que, se adotadas corretamente, certamente darão o retorno desejado. Acompanhe e veja colo colocá-las em prática no seu negócio!

  • Aumentar em 10% a quantidade de clientes que você tem

Muitos empreendedores acham que para conseguir aumentar sua base de clientes é necessário empregar diversas estratégias de vendas investindo alto nisso. Porém, existe uma forma bem mais simples, prática e barata de conseguir isso: apoiar-se no conceito de indicação.

O foco dessa estratégia são os clientes que mais compram de você e se mostram satisfeitos com aquilo que recebem. Logo, como essas pessoas fazem parte de um grupo que tem um perfil semelhante, aproximar-se delas para dialogar de maneira mais pessoal e conhecer os motivos pelos quais elas gostam de comprar com a sua empresa possibilita que você crie estratégias que façam com que essas pessoas percebam que podem agregar algum valor ao indicar você para seus amigos e parentes, por exemplo.

O resultado final disso é o aumento da sua base em, pelo menos, 10%, já que a indicação de um cliente satisfeito tem um efeito muito mais convincente do que uma mensagem passada diretamente pela empresa.

  • Aumentar em 10% a frequência com que cada cliente fecha uma compra

O fator determinante para conseguir fazer com que os seus clientes comprem com mais frequência é oferecer promoções. Se a sua empresa consegue implementar uma política promocional sem prejudicar suas operações, você pode ofertar descontos aos seus clientes com a condição de que a frequência de compra deles seja elevada. Assim, é possível gerar mais engajamento e utilizar isso para encantar cada vez mais pessoas ao proporcionar valor a elas.

Desse modo, o retorno obtido é suficiente para cobrir aquilo que tinha sido “perdido” em decorrência dos descontos oferecidos e ainda ter um aumento real na rentabilidade, atingindo até mesmo mais de 10%.

  • Aumentar em 10% o gasto médio de cada um dos clientes

A chave para fazer com que sua base de clientes tenha um gasto médio maior é realizar pesquisas com o intuito de descobrir quais serviços e/ou produtos podem ser agregados às compras costumeiramente fechadas e, efetivamente, gerar algum valor para o cliente. Ao saber o que será bem recebido pelo público, ou seja, o que vai realmente interessá-lo, torna-se possível fazer essa agregação e cobrar mais pelo conjunto da solução oferecida.

Com isso, por perceber que terá um ganho real nesse processo, o seu cliente vai ter um gasto médio maior (até mesmo superior a 10%) sem que você tenha que ofertar um produto ou serviço à parte.

Embora 10% não pareça tanto assim, a combinação de todas essas “pequenas” elevações gera um resultado que pode inclusive ir bem além dos 30% que seriam naturais fazendo a conta de acordo com a matemática objetiva.

Desse modo, independentemente do tamanho da empresa, adotar essa estratégia adequadamente significa ter um ganho considerável, principalmente porque, além da melhora nas vendas obtida de imediato, isso gerará confiança e segurança (tanto por parte dos clientes quanto da empresa para consigo mesma) para que novas estratégias com grande potencial de resultados sejam implementadas no futuro.