Criar um novo produto ou serviço é sempre uma tarefa que demanda muito esforço e dedicação, afinal, boas ideias (e a trajetória delas entre a teoria e a prática) exigem trabalho duro para se concretizarem. Nesse sentido, muitos produtos e serviços com grande potencial mercadológico acabam não fazendo o sucesso esperado por seus idealizadores devido à falta de uma divulgação eficiente.

E é exatamente por isso que a dica que detalharemos abaixo é tão importante para o êxito de qualquer solução que você quer começar a oferecer ao seu público. Atente-se para cada ponto destacado e veja como promover seus produtos e serviços de maneira que eles sejam vistos pelo seu público como uma solução perfeita antes mesmo de ser produzido!

Oferte seu produto/serviço antes de produzi-lo

Parece algo incomum para muitas pessoas, mas vender a oferta antes de o produto/serviço ser produzido, testar a demanda que ele tem e analisar as impressões do público sobre essa oferta é uma estratégia segura e eficiente.

Para isso, antes de desenvolver a solução, imagine cada detalhe sobre aquilo (os valores) que ela vai gerar e de que forma ela vai realmente ajudar as pessoas. Posteriormente, faça a oferta dessa solução para aquele público que você acha que consegue atender com perfeição. Se a reação do das pessoas à sua oferta for positiva, é hora de produzir o produto/serviço. Sendo que isso deve ser feito com base exatamente naquilo que a oferta prometia e nas impressões que o público demostrou a respeito dela.

Contudo, é importante ponderar que um mesmo produto/serviço pode ter várias ofertas. Um bom exemplo disso é uma academia. Ela pode ser ofertada, por exemplo, como o local perfeito para quem quer perder peso devido ao fato de ter uma excelente estrutura ou como a parceira ideal do atleta que está em busca de um aprimoramento da sua performance física, pois possui um quadro de profissionais especializados nessa questão.

Fato é que, uma mesma solução pode ser ofertada de diversas formas. Até porque, as pessoas compram a oferta, a promessa feita em relação a um produto ou serviço de que ele vai afastá-las de um problema que as incomoda ou aproximá-las de um sonho que elas têm.

Exatamente devido a isso, antes de produzir a solução, deve-se analisar aquilo que o público demonstrou sentir quando recebeu a oferta. Com isso, o produto será desenvolvido de maneira alinhada com as características do potencial cliente. Logo, este receberá uma solução que se encaixa perfeitamente em sua demanda e não pensará duas vezes antes de fechar a compra.

Dessa forma, ao conseguir fazer com que o seu público “compre” a sua oferta antes mesmo de produzir o produto ou serviço, além de garantir que seu investimento tenha o retorno desejado, você consegue criar a solução perfeita para cada uma de suas personas com base nas impressões que você percebeu que elas tiveram a respeito da sua oferta. Ou seja, ofertar a solução antes de produzi-la viabiliza que todo o processo seja feito exatamente de acordo com as demandas do público. Assim, as chances de se desenvolver o produto/serviço perfeito e irrecusável são muito maiores.