Você já ouviu falar e sabe o que são gatilhos de comunicação? Se a sua resposta foi não ou se você não tem bons conhecimentos sobre esse assunto, saiba que grandes oportunidades de potencializar as suas vendas estão sendo desperdiçadas.

Gatilhos mentais são estratégias de comunicação que podem ser utilizadas pelas empresas com o intuito de fazer com que as pessoas tenham determinadas ações dentro do processo de compra.

Para que você compreenda melhor como isso funciona, mostraremos abaixo 4 gatilhos de comunicação que são cruciais para que você consiga vender mais para quem já te conhece. Acompanhe e vejo como potencializar seus resultados focando nas pessoas que já mantêm algum relacionamento com você!

  • Escassez

O ser humano se sente muito mais motivado a tomar uma determinada atitude quando está com medo de perder a oportunidade de conquistar alguma coisa do que quando, de fato, está prestes a obter algum ganho. É como se ganhar algo fosse bom, mas não perder algo relevante que poderia ser conquistado fosse melhor ainda.

Desse modo, quando você consegue fazer uma boa oferta ao seu lead deixando claro para ele que ela estará disponível por pouco tempo e não será disponibilizada novamente, por saber que não terá uma segunda chance de obter aquele ganho, ele se sente motivado a antecipar sua decisão de compra. Ou seja, o gatilho da escassez motiva o lead a comprar de você imediatamente após receber a oferta devido ao medo que ele tem de não ter outra chance de obtê-la.

  • Antecipação

Usar o gatilho da antecipação significa basicamente criar no entendimento do lead a imagem de um cenário futuro positivo graças aos benefícios do produto ou serviço ofertado.

Ao pensar que dentro de algumas semanas estará livre das suas dores ou mais próximo dos seus sonhos, ele abandona a sua realidade naquele momento e passa a se enxergar já em meio aquele cenário futuro. E isso é algo extremamente motivador para que esse lead decida fechar a compra.

  • Prova social

Quase todas as grandes marcas utilizam a imagem de uma celebridade (cantores, atores, jogadores…) para promover seus produtos/serviços. O foco disso é exatamente promover uma prova social.

Quando um famoso “empresta” sua imagem para um anúncio, ele passa para o público a ideia de que aquilo que está sendo ofertado é muito bom. Sendo que esse tipo de estratégia é extremamente eficiente, pois quando o lead vê alguém (principalmente se for uma pessoa que tenha credibilidade) falando positivamente do seu produto ou serviço, tem muito mais convicção de que aquilo é realmente bom do que o que teria se quem estivesse falando fosse você mesmo.

  • Efeito manada

Este gatilho tem muito a ver com o anterior, pois ele caracteriza-se pela geração de um movimento (que pode ser em decorrência, por exemplo, da prova social dada por alguém com credibilidade com o público) em direção ao que está sendo feito pela maioria das pessoas.

Quando o lead percebe que quase todo mundo à sua volta está seguindo em uma determinada direção, tende a tomar a mesma atitude, pois não quer perder aquela oportunidade que está sendo aproveitada por tantas pessoas. Ou seja, quando você consegue levar uma parte do seu público a tomar certa atitude, será natural que o resto queira seguir o mesmo padrão.

Por tudo isso, ao utilizar esses 4 gatilhos, você conseguirá manter as pessoas que já fazem parte da sua lista de contatos sempre impelidas a fecharem uma compra com você o mais rápido e convictamente possível. Sendo que o resultado natural disso é o aumento das suas vendas e a obtenção de novos clientes (devido à prova social e o efeito manada).