Sua empresa dá a devida atenção ao e-mail marketing? Bem, se você teve dúvidas sobre a resposta para essa pergunta, provavelmente está perdendo grandes oportunidades de negócio por não utilizar essa excelente ferramenta de vendas adequadamente. Porém, saiba que você não está sozinho, pois muitas empresas ainda cometem equívocos no que se refere à utilização do e-mail marketing.

Por isso, para que você consiga identificar se esse é o seu caso, faremos abaixo 3 perguntas que, se sua resposta para todas elas for “não”, a estratégia de e-mail marketing da sua empresa precisa ser alterada, pois ela está deixando dinheiro na mesa. Leia com atenção e veja como fugir desse erro que pode custar muito caro!

Sua empresa está enviando e-mails para sua base de contatos todos os dias?

Caso sua empresa não tenha uma estratégia de envios diários de mensagens para os seus leads, ela está perdendo uma grande chance de ficar sempre na lembrança do público. Claro, não adianta enviar mensagens todos os dias se elas não forem relevantes. Contudo, quando se consegue mandar algo de útil para as pessoas diariamente, algo que gere algum valor para elas, além de a empresa ficar sempre na lembrança do seu público, cria-se uma maior credibilidade, aspecto decisivo para a decisão de compra.

Desse modo, quando se adota essa frequência de envio de e-mails, gera-se um relacionamento muito mais estreito e confiável com a base de contatos. E a consequência natural disso é o aumento das vendas.

Sua empresa fica atenta às notícias dos principais jornais e portais de conteúdo?

Para ser interessante e relevante, é necessário explorar aquilo que está chamando mais a atenção do público. Logo, nada melhor que a sua empresa utilizar como base para os seus conteúdos aquilo que está nos principais jornais e portais de notícias, já que essas mídias possuem equipes destinadas a descobrir quais são os assuntos mais “quentes” do momento.

Dessa forma, bem mais inteligente do que você gastar tempo fazendo suas próprias buscas a respeito dos temas mais relevantes para o seu público e quais chamadas têm maior potencial de abertura é ter como base aquilo que, comprovadamente, já está atraindo a atenção das pessoas. Até porque, se você tiver autoridade entre os seus leads, eles certamente se interessarão pela sua versão sobre determinado acontecimento.

Sua empresa segmenta sua base de contatos segundo o perfil de consumo de conteúdo?

Nesse caso, o segredo está basicamente em considerar as características de cada uma das diversas personas que você tem dentro da sua base de leads. Tratar todos os seus contatos como se ali existisse apenas um perfil é um grande equívoco.

Por isso, é essencial segmentar a base de leads de acordo com o perfil das múltiplas personas que existem ali. Isso permitirá que sejam criados conteúdos (e ofertas) personalizados e perfeitos para todas as pessoas, o que jamais acontece quando não há essa segmentação, já que em meio a uma quantidade mais elevada de pessoas existem demandas, dores e sonhos totalmente distintos.

Assim, se você respondeu não para essas perguntas, mude isso imediatamente. Ao viabilizar que a resposta para todas elas seja positiva, você perceberá rapidamente que os resultados da sua empresa passarão por uma mudança extremamente benéfica e aquele dinheiro que antes ficava na mesa, passará a fazer parte do seu caixa.